Evento reunindo Mury, Lumiar e São Pedro da Serra está programado para o período de 28 a 31 de maio
(SECOM) A presença do secretário de Turismo de Nova Friburgo, Sergio Madureira, foi considerada fundamental na reunião do Arranjo Produtivo Local (APL ), realizada na manhã de 9 de março, no Hotel Parador Lumiar, durante a qual foi discutida a realização do Encontro das Raízes de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra, em maio (dias 28, 29, 30 e 31), além de outros projetos de entretenimento e turismo para a região. A reunião foi coordenada pelo assessor de Desenvolvimento da Indústria Cultural, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Prestes Filho.
A proposta apresentada para a segunda edição da festa tem como objetivo mostrar à comunidade e aos turistas o resultado do trabalho durante todo ano, com o desenvolvimento de várias ações, principalmente junto às escolas, o que garante a sensibilização sobre a importância do turismo para a geração de renda, capacitação profissional, preservação ambiental e resgate cultural da identidade da região, proporcionando um diferencial para o turista que frequenta a localidade.
O secretário Sergio Madureira assumiu o compromisso de apoiar o evento, inclusive como parte da programação dos festejos pelo aniversário da cidade, em maio, facilitando a infraestrutura básica para a realização do evento nos três distritos, o que tranquilizou a equipe e a coordenação do encontro, que está a cargo de Dalva Brust.
Segundo Dalva, está praticamente certa a presença de três consulados - Portugal, Alemanha e Suíça – no Encontro das Raízes e, em negociação, ainda, uma representação africana. O convite, feito diretamente por Luiz Carlos Prestes e por ela, tem por objetivo provocar uma sensibilização que facilite a articulação consular junto a empresas, estudantes e artistas para o desenvolvimento de pesquisas, intercâmbios e outros benefícios aos distritos.
Em reuniões próximas, serão discutidas a construção de forno e fogão à lenha na praça de São Pedro da Serra, para cozinhar produtos típicos da região; a efetivação do contato com uma cervejaria para patrocinar parcialmente o evento; a produção de vídeo do encontro, dando destaque à história da formação das vilas e sobre a originalidade de sua população, entre outros.
O secretário de Turismo colocou à disposição dos presentes palcos com iluminação e equipamentos de som para cada vila, e se prontificou a contratar conjuntos musicais e de dança, de tradição alemã e suíça, e a Euterpe Lumiarense, que poderá apresentar músicas tradicionais portuguesas, e sugeriu os famosos sanfoneiros da região para valorizá-los.
(Publicado em 18/03/2009 no jornal Voz da Serra)
o artigo na íntegra está em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário